Wednesday, July 22, 2009

Contar tráfego 3G vodafone

Recentemente subscrevi o serviço 3G internet da vodafone, com uns extraordinários 75Mb, que têm que ser bem controlados.

Infelizmente, o único sitio onde se pode controlar o tráfego é no "my vodafone", e este vem discriminado, obrigando a arranjar alguma maneira de somar os valores em Kb para obter o total do tráfego.

Para facilitar o processo, escrevi um pequeno javascript que pode ser executado nessa página, que trata de somar os valores e dizer o total.

Para o utilizar, basta arrastar a link seguinte para as bookmarks do browser:
Script de soma de tráfego
aceder ao site onde está discriminado o tráfego,
Link directa
e carregar na bookmark para obter a soma de todos os valores na página actual. Para somar os totais do mês, colocar as datas de inicio e fim bem, e usar o ver todas para obter todos os valores do mês, e carregar na bookmark.

Esta foi a minha primeira experiência com javascript, mas espero que seja útil para alguém.

P.s.: Isto é apenas um pequeno script para facilitar a tarefa, obviamente que não me responsabilizo se alguma coisa correr mal e depois a vodafone vier com uma factura enorme atrás de alguém.

2 comments:

André Baptista said...

Isto parece-me útil, porém, se ligares para o 16(qualquer coisa), aquele numero em que se adere à internet, a maquinazinha diz-te o trafego que ainda tens.

pelo menos era assim que eu via..

but then again, this sounds usefull.

Ivo Anjo said...

@André, é verdade que agora já se pode ligar o 1277 e ouvir, mas quando desenvolvi este script não havia outra alternativa.

Entretanto também já mudei para outro telemóvel que tem um bom contador de tráfego, incluindo avisos.

De qualquer forma, tendo em conta que estamos a falar de um aditivo _internet_ continuo a pensar que devia haver uma página simples e rápida de carregar com esta informação, que se pudesse abrir em qualquer telemóvel, sem ter que navegar no site pesado da vodafone.